Cavalos Do Asfalto

31/07/19 às 11:00 –  Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

IMG-235131615p

“Eles comem lixo, engolem até plástico.” Foto: Sidha Moitinho

Aos meus olhos o cavalo é uma das espécies mais bonitas e exuberantes entre os animais. Um espetáculo combinando força e energia vibrantes. Sua beleza é tão marcante e amistosa, que mesmo cavalos selvagens, não nos passam a ideia de ferocidade, como por exemplo, o leão que é assustador… Sua expressão é gentil, seu olhar é generoso… Meu coração se derrete ao seu galopar… Campeando livremente o cavalo é uma das mais belas expressões de poder da natureza. Se eu pudesse ter um cavalo, ele seria todo preto…  Brilhante a luz sol, veludoso a luz da lua… Cavalgaríamos pelas campinas…  Correríamos frente ao mar azul, pisando as espumas das ondas que quebram na areia da praia. Ouvindo o som do vento batendo contra nosso peito… Beijando minha face… Sem ter pressa pra chegar… Faria afagos em sua crina e lhe diria o quanto sua companhia é agradável… O quanto Deus o fez majestoso… Infelizmente, não é esta a minha realidade, e nem a de milhares de cavalos maltratados em Jaboatão dos Guararapes.

Quando volto minha atenção para os cavalos que existem em nossa cidade, usados e abusados por seus donos, tenho vontade de arrancá-los das mãos desses malvados exploradores. Como eu quero dar para estes pobres animais a oportunidade de viver com dignidade, cuidado e respeito. Mas como poderia fazê-lo, se as autoridades competentes que regulam as leis ambientais ainda permitem que eles sejam sugados até o tutano? Depois são descartados feito lixo para morrerem sozinhos. Quero saber do nosso prefeito, Anderson Ferreira, qual é o projeto que ele tem para acabar com o sofrimento dos cavalos e com a violação dos diretos dos animais no município?

Toda vez que tenho oportunidade de falar com um carroceiro, digo a eles que é preciso cuidar do animal com carinho e respeito, que não podem judiar dos bichinhos. Já vi cavalos em carne viva, onde as cordas roçavam em cima das feridas. Quanta dor!  Cadê a voz e a ação do secretário do Meio Ambiente de Jaboatão do Guararapes? Será que não existe liberdade nesta gestão para os secretários fazerem a diferença, implantando projetos reais em prol da cidade, do cidadão e dos animais? O verdadeiro líder não tem medo de que seus liderados cresçam e apareçam, ao contrário, se orgulham ao ver o desempenho e o reconhecimento da sua equipe.

Mesmo um animal da realeza do cavalo, uma vez domesticado, torna-se indefeso mediante a malvadeza humana e do chicote sem misericórdia. Isso me indigna! Me deixa muito brava! Não compreendo porque a as autoridades ainda permitem o transporte de carroças usando a força do cavalo, que apesar de ser um animal forte, e de carga, não foi criado para andar nos asfalto. Seus cascos foram feitos para andar no campo, o asfalto quente e a própria textura do caminho de pedra e piche, acabam com os cacos, deixando-os em carne viva. Eles comem lixo, engolem até plástico.

A secretaria do Meio Ambiente de Jaboatão precisa tomar providencias a este respeito! Se o problema diz respeito à fonte de renda destes trabalhadores, que busquem soluções, meios alternativos para substituir os cavalos e as carroças para que estes trabalhadores continuem a ganhar seu pão, longe de praticar abusos contra estes seres incríveis e vulneráveis. Pergunto ao secretário do Meio Ambiente: Que tipo de trabalho sua secretaria realiza junto aos carroceiros objetivando ao menos criar consciência de que o animal não pode ser massacrado até a morte, e nem abandonado? Quantos carroceiros existem no município e quantos cavalos são torturados dia e noite? Quais medidas a secretaria do Meio Ambiente pode usar para retirar os cavalos da condição de maus tratos? Se existe lei para protegê-los porque não estão sendo aplicadas?

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s