Lagoa do Náutico pede “SOCORRO”!

Quem não conhece uma das mais famosas  frases do famoso seriado Chapolin Colorado?

 “ – Oh! E agora, quem poderá me defender?”

24/07/19 às 11:10 –  Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

OMG-23151341513p

“Sid e Costa, moradores do loteamento, gentilmente e ao mesmo tempo indignados, me contaram sobre a tristeza e a revolta de verem uma maravilha com tamanha riqueza e importância ambiental negligenciada pelo município”. Foto: Gabriela Moitinho

Esta é a súplica da Lagoa do Náutico, completamente abandonada pelas gestões passadas, e agora também pela atual, que nem mesmo promessa de campanha fez para defendê-la. Um fantástico ecossistema desprezado, sem esperança é o que vemos logo de cara ao chegarmos, e que apesar de tudo se deixou ver majestosa através das nossas lentes.

A natureza por si revela-se acima das mazelas impostas sobre ela em um espetáculo fantástico de formas, luz e cores. Um pôr do sol de tirar o fôlego nos brindou com seu esplendor, contudo,  nada disso encobre os problemas reais que estão matando aos poucos a lagoa. Nitidamente se vê a irresponsabilidade daqueles que podem mudar a situação, e que infelizmente governam de costas para ela. Dá um nó na garganta e um aperto no peito, ver estas águas que já foram puras, sendo devorada pela maldita poluição que hoje contamina os peixes e amanhã os matará, que espanta as garças e uma dezena de outras espécies de pássaros, e animais, tem feito das tartarugas e dos jacarés fugitivos do seu habitat para morrerem esmagados pelos carros, porque eles se escondem nos terríveis buracos de lama cobertos por uma água escura, que se estende na extensão de toda localidade envolta da lagoa.

OMG-235141316151p

“Um pôr do sol de tirar o fôlego nos brindou com seu esplendor.” Foto: Gabriela Moitinho

“Onde foi parar a verba federal para revitalização da Lagoa no Náutico?” Dois senhores simpáticos, Sid e Costa, moradores do loteamento, localizado em frente à lagoa, gentilmente e ao mesmo tempo indignados me contaram sobre a tristeza e a revolta de verem uma maravilha com tamanha riqueza e importância ambiental totalmente negligenciada pelo município. O prefeito Anderson Ferreira com sua assessoria precisam vir a Lagoa do Náutico, seus corações se compadecerão para trazer soluções verdadeiramente eficazes. Lembro-me do prefeito Anderson dizendo com toda convicção durante sua campanha de que sabe como trazer dinheiro do Governo Federal para Jaboatão do Guararapes. Pois bem, senhor prefeito, Jaboatão está esperando pelas soluções dos problemas da Lagoa do Náutico, bem como de todos os outros existentes na cidade.

OMG-215413151615p

“Até quando a Lagoa será deixada de lado? Por quanto tempo ainda ela será um depósito de lixo?” Foto: Gabriela Moitinho

Tanto Sid como Costa, testemunharam que ainda têm coragem de pescar na lagoa, apesar dos riscos da contaminação dos peixes,  disseram-me também que a lagoa, ainda produz uma enorme quantidade de tilápias, e que nas últimas chuvas pegaram peixes de baldes até nos canais. Falaram também do alagamento no loteamento. O que dizer sobre a indiferença e o descaso dos nossos representantes políticos? Perguntamos novamente ao senhor prefeito Anderson Ferreira:  Até quando a Lagoa será deixada de lado? Por quanto tempo ainda ela será um depósito de lixo? Porque a sua gestão não consegue ver o valor da lagoa para a cidade Jaboatão do Guararapes? O que o impede de visualizar  o incrível potencial turístico da Lagoa que devidamente revitalizada será um agente gerador de empregos e de crescimento econômico?

Outro fator importante a denunciar, é o descarte  de cadáveres de cavalos as margens da Lagoa, que mais uma vez mostra a imensa irresponsabilidade tanto dos donos dos animais quanto da prefeitura que não fiscaliza a cidade corretamente. Outro ponto importante é deixar registrado que a invasão que estava a beira da lagoa fora devidamente realocada, mas novamente assentou-se desrespeitando as leis que regem as áreas públicas. Precisamos de respostas direcionadas através de ações legítimas que nos tragam soluções eficazes para resolver todos os problemas apresentados na Lagoa do Náutico.

OMG-23514171651781p

Sem fiscalização, margens da lagoa se transforma em cemitério clandestino de animais. Foto: Gabriela Moitinho

OMG-321412141341p

Na imagem, um cavalo aparece sendo devorado por urubus. Foto: Gabriela Moitinho

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

3 comentários em “Lagoa do Náutico pede “SOCORRO”!

  1. Gabriella disse:

    Ótimo texto! O governo deveria dar mais atenção a Lagoa do Náutico.

    Curtir

  2. Edna Cristina Moitinho disse:

    Texto maravilhoso! Faz uma reflexão sobre os caminhos destrutivos causado pelo descaso das autoridades e a pela falta de conscientização dos usuários. Um triste exemplo de como temos tratado o meio ambiente no nosso Brasil.

    Curtir

  3. Sandra Helena Queiroz Da Silva disse:

    Há 33 anos moro nestas redondezas.
    Sei o quanto este lugar mudou (para pior).
    Uma pena u lugar comi este tão exuberante estar jogado ao descaso de vários governantes.
    Que tomem alguma providência é o mínimo que podem fazer.
    Parabéns Sidha pela matéria junto à comunidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s