Chuvas e ventos fortes atraem molusco venenoso para a praia de Piedade

O dragão azul é um molusco frequente na África, Europa e até Oceania

23/07/19 às 11:22 – Do JC Online 

f2913c9231_dragao-azul

Dragão Azul foi visto na orla de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes – Foto: Cortesia

As chuvas e os ventos fortes que atingiram o Recife nos últimos dias atraíram uma espécie diferente e perigosa de molusco: o Glaucus atlanticus, popularmente conhecido como dragão azul. Neste fim de semana, o animal foi localizado na orla da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Próximo ao dragão azul, também foram encontradas caravelas, que são o alimento preferido deste animal, segundo explicou o biólogo e educador ambiental Robson Garrido.

O biólogo alerta para os cuidados que precisam ser tomados. “Ele se alimenta de acnidários, como a caravela, e armazena o veneno desse bicho para uso próprio. O resultado disso é uma substância ainda mais concentrada. Foi visto também um número grande de caravelas portuguesas na praia de Piedade, que na verdade é o alimento predileto desse animal. O cuidado deve ser redobrado já que a caravela é extremamente venenosa”, detalhou.

Robson Garrido também aponta os locais em que é comum se encontrar a espécie. “Águas tropicais e temperadas. Normalmente eles frequentam mais a África, Europa e até Oceania, dificilmente aqui na América do Sul. Só quando ocorrem esses fenômenos naturais, como ventos fortes, é que esses animais aparecem”, explicou.

Caso haja algum contato do banhista com o animal, é recomendado que se procure o quanto antes um posto de atendimento médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s