Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina, Extraordinário ou normal?

13/07/19 às 10:30 – Por Sidha Moitinho / Colunista do Blog do Andros 

noimage

Sócrates, um dos principais filósofos gregos, disse que ser sábio é reconhecer que nada sabe. Quando reconhecemos que existe um infinito de coisas que não sabemos, estamos deste modo abertos para novos aprendizados e novas experiências, porém compreendendo que o novo conhecimento apenas nos leva a um outro nível e não ao topo do saber em toda verdade e plenitude. Eu Sidha Moitinho, sou crédula por natureza, acredito nas pessoas até que elas me provem o contrário. Estou sempre disposta a abraçar e a cuidar do outro à medida que minha força permita. Nem por isso vou dizer que sou Madre Tereza de Calcutá.

Durante a palestra de Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina ES, ocorrida na última sexta-feira (12) no hotel Golden Beach em Piedade, aprendi algo enriquecedor – Existem pessoas com um tipo de essência único, elas sobressaem naturalmente, por mais que nos pareça surpreendente, pessoas podem amar e servir ao próximo através da política com seus dons, e a seu modo. Compreendi também que é impossível imitar aquilo que não é uma verdade sua, e que não está registrado em nosso DNA. Tem coisas em mim que ninguém poderá copiar, se tentar, vai sair borrado, e por outro lado tem coisas em outras pessoas que jamais conseguirei reproduzir por não fazer parte da minha essência, entretanto, nem por isso devemos deixar de aprender uns com os outros.

“Todos nós precisamos de pessoas para admirar, com quem aprender, e a quem seguir como exemplo, isso é divino, porque também é, crescer, contribuir e servir.  “Somos todos aprendizes, somos todos professores.” O grande problema não é você gostar de alguém ao ponto de querer se parecer com ele, mas sim em desejar ser ele, invejá-lo ao ponto de querer vê-lo destruído. Enxerguei no prefeito de Colatina, uma pessoa boa, um homem de nobre alma na terra dos leões, e que tem muito a ensinar para os políticos do nosso país, contudo ficou claro, ele é único! Não existe outro exemplar dele.

Não dá para todo mundo pensar e agir exatamente como ele, mas podemos tê-lo como modelo para nos inspirar a sermos melhores. Não precisa ser político(a) para aprender com ele. Me pareceu que de certa forma ele vive uma vida desprendidas dos valores consumistas, sem ambição de riqueza pessoal, seu coração é voltado para a coletividade, ele diz fazer qualquer sacrifício possível diante de uma necessidade da sua cidade. Lendo um pouquinho sobre a fundação da cidade dele, descobri que povos indígenas habitavam aquela região, “talvez seu desprendimento venha da sua linhagem”. Nós também herdamos características psicológicas.

Quem estaria disposto em Jaboatão a se doar de tal maneira? Não podemos sair amanhã, dizendo que Anderson Ferreira, (prefeito da nossa cidade) terá que arregaçar as pernas da calça e meter o pé na lama. Mas quem sabe se ele passasse uma noite de chuva com uma família, cuja casa é invadida pela água de esgoto, de manhã ele teria uma solução para essas vítimas do descaso das gestões passadas que perpetuam na dele. Nosso prefeito não precisa por o pé na lama para ser bom, ele só precisa ser um gestor realizando as “Mudanças” que prometeu em campanha, ouvindo o clamor dos necessitados.

Quanto ao organizador do evento Daniel Alves, vereador do PCdoB, tive o seguinte entendimento – Ele estará no pareô para disputar a prefeitura em 2020. A luz de Sérgio Meneguelli veio iluminar a possível intenção dele. Não consegui a foto, com o nobre prefeito de Colatina. “Impedida no segundo tempo!” Contudo ele imprimiu no meu coração que qualquer pessoa pode ir muito longe apenas com um sonho e com honestidade. Seu temor a Deus e seu amor ao próximo é a melhor imagem do prefeito Sérgio Meneguelli que posso compartilhar com vocês. Sérgio diz que não é, e nem faz o extraordinário, apenas cumpre sua obrigação como funcionário do povo, ele pensa contrariamente aos “reizinhos” esnobes, que eu e você elegemos. Mas não esqueçam, temos o poder para tirá-los.

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com


Repúdio 

*A nossa colunista não conseguiu fazer a foto com o prefeito Meneguelli, a imagem ilustraria essa cobertura. Andros Silva foi um dos “convidados especiais”, mas não pode estar presente por motivos de força maior. Em respeito e atenção ao parlamentar, organizador do evento, enviou Sidha Moitinho para representar nossa página e os leitores que nos acompanham diariamente. Depois do convite formal, entramos em contato com o braço direito do vereador anfitrião, solicitamos o acesso da colunista até o clique, recebemos a confirmação com um Andros: “não pede, manda” e que estava tudo certo, mas na hora H, esqueceram da promessa e Sidha, uma das mulheres mais geniais e autênticas que conhecemos, foi tratada de forma indiferente. Em protesto, com a falta de respeito com o Blog do Andros, publicamos essa nota sem imagem, afinal, não teríamos uma para colocar. Com tudo ficou a lição, que para estes, o titular deste Blog, não “manda em nada e seu pedido tem pouco valor”.

Equipe Blog do Andros 

Um comentário em “Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina, Extraordinário ou normal?

  1. Rita de cassia cardoso disse:

    Que matéria espetacular!
    Sidha Moitinho, você é um ser humano incrível e uma colunista que diz o que eu gostaria de gritar para o mundo… continue, assim, escrevendo elegante e verdadeiramente…
    Fica o aprendizado:
    NÃO PODEMOS SER IGUAIS A NINGUÉM, MAS, PODEMOS SIM, APRENDER COM O OUTRO E, ASSIM, ESTAREMOS PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA CORRENTE DO BEM!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s