Sabine Braga: Multiartista, Belíssima e Empoderada

22/02/19 às 10:12 – Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

sabine

“Sabine é simplesmente uma “multidiva das artes” – Ela nasceu para desenhar, pintar, escrever, cantar, fazer o que quiser com seu poder criativo”. Foto: Arquivo pessoal

Sabine Braga, um rosto bonito e uma silhueta de fazer inveja, descreveriam os olhares mais atentos ao exterior desta mulher deslumbrante, enquanto os olhares mais profundos, voltados para o coração, diriam tudo isso, e muito mais sobre esta artista versátil, inteligente, comunicativa, altamente competente em tudo que realiza. Dentro desta mulher linda, existe um ser humano espetacular, colorido, divertido, criativo, generoso, com um coração enormemente amável, que mostra através do seu doce e meigo olhar a menina sapeca que é.

Sabine é simplesmente uma “multidiva das artes”- Ela nasceu para desenhar, pintar, escrever, cantar, fazer o que quiser com seu poder criativo. Ela é uma dessas pessoas que tudo que faz, a gente admira, pois nos cativa além do nosso olhar. Nosso Deus! Sabine Braga é uma multiartista sensacional! Sua vida às vezes parece um drama, noutra pura melodia, passado mais um pouco, vira um conto de fadas, e se a gente espera mais um pouquinho, dá romance que inspira novela, pinta telas, escreve história, ilustra livros, e faz seu show.

arte

“A veia artística de família é muito forte. Temos entre os Bragas, como nos chamamos, grandes nomes em todas as vertentes artísticas”, destaca Sabine.

Sabine é uma autodidata em quase tudo. Sabine Braga revela que desde os cinco anos já chamava atenção na escola porque era caprichosa com seus desenhos. Os amiguinhos saiam das linhas enquanto pintavam, ela, não! Queria tudo bem bonitinho e harmonioso! A artista diz que começou a desenhar com grafite fazendo decalques, e aos poucos foi avançado nas suas experiências e crescendo no seu desenvolvimento. Sinto como se ela estivesse em ação de graça para com o Pai das Luzes ao dizer que já nasceu com uma boa noção de perspectiva, quando muita gente, nem sabe do que se trata.

A artista buscou melhorar seu desempenho comprando revistas de técnicas de desenho, mas confessa que o olho nu sempre funcionou maravilhosamente para ela. Mais tarde consciente do seu talento artístico foi para São Paulo fazer um curso de pintura na USP. As aulas com o grandioso professor Paschoallin se tornaram inesquecíveis, ele a incentivava dizendo: “Sabine, você nasceu para pintar.” Na escola o estímulo vinha das professoras de Português e Redação, até hoje ela guarda no coração os sonoros nomes de suas educadoras Moniquinha, Fernanda Bergamo e Graça Migliorini.

Sabine nasceu em uma família de artista, seu DNA é pura arte em movimento. A vida para ela é assim, festivamente coberta de honra e de amor as artes. “A veia artística de família é muito forte. Temos entre os Bragas, como nos chamamos, grandes nomes em todas as vertentes artísticas. Tia Zenaide Braga, é presidente da AJEB-CE, exímia escritora de trovas, pinta aquarelas lindas, meu tio Jair Braga, escritor, cantor, cartunista, poeta, temos também tio José Carlos Braga, artista plástico incrível, teve obras expostas em todo mundo, muitos primos cantores, João Paulo Braga, Germano Braga, tatuador de um realismo surreal, minha mãe também escreve muito bem, enfim, veia, sangue, genética pura.”

Como não amar e não admirar esta incrível mulher e artista? Mãe amorosa, filha dedicada, irmã zelosa, amiga graciosa, e uma artista que não precisa de muitas palavras para descrever seu talento nato. Sabine Braga é genial em tudo que realiza, seja pintando, desenhando, escrevendo, cantando sua alma. Ela é simplesmente uma grande artista que enaltece a Jaboatão dos Guararapes, terra do Pernambuco geradora de filhos gigantes, que só nos deixam maravilhados e gratos a Deus com tamanha bondade e variedade artística. Sabine ainda tem muito que compartilhar conosco. Pode crer, esta super multiartista, é também boa de bola. Vamos Lá!!!

Sidha Moitinho: Como você descreve sua experiência como poetisa? Tem textos publicados? Planos para a poesia?

Sabine Braga: A poesia também é algo visceral, percebi que minhas construções eram muito harmoniosas, meus textos sempre tocaram muito minha família e amigos, então passei a querer entender melhor sobre essa técnica de construção. Hoje coleciono aproximadamente 100 poesias, que pretendo em breve juntar em um livro, sem muita pretensão de me profissionalizar, apenas para guardar para meu filho e netos.

SM: Como você se descreve como multiartista? E como a música entra nisso tudo que você faz?

SB: Houve um momento na adolescência que eu fiquei muito deprimida, porque não conseguia dar conta de todo esse furacão que vive dentro de mim em relação às artes. Na sequência, os desenhos vieram primeiro, depois os amores da adolescência me fizeram escrever sobre a vida. A música surgiu aos 14 anos, tive interesse em tocar violão, também sempre fui muito boa de ouvido. Aprendi os primeiros acordes através de revistinhas de cifras, a voz acompanhou bem e eu segui.

banda

Foto: Arquivo pessoal

SM: Você também teve sua banda? Ainda tem?

SB: Tive a minha primeira banda aos 16 anos, banda Sábbado, composta por amigos de uma amiga da escola, Mariana Britto, somos grandes amigos até hoje. Compus muitas músicas. Mas rumei para a publicidade e logo em seguida a maternidade, mas existem propostas para gravar, vamos ver se sai em 2019.

SM: Pode falar da sua vida familiar e das escolhas que fez na vida?

SB: Eu sou a caçula de 4 irmãos. Cresci em uma família com condições razoáveis, sempre vivemos financeiramente bem. Cristãos, amorosos, amigos. Tenho orgulho do amor em nosso lar. Meus pais nunca fizeram diferença, não há predileções entre filhos, todos sempre tiveram as mesmas coisas e oportunidades. Estudei Relações Públicas na UNICAP, fiz gastronomia na FBV e Publicidade na UNINASSAU. Comecei a trabalhar com marketing político desde 2011 e não parei mais. Hoje tenho como profissão a Publicidade, sou diretora de arte. Trabalhei em agências, fui assessora de comunicação política, e há 3 anos abri a minha agência, SB Comunic.

SM: Você gostaria de detalhar um pouco mais sobre sua história de vida, como artista, mulher, mãe, empresária e o que mais quiser?

filho

Sabine Braga ao lado do seu filho, João Marcelo. Foto: Arquivo pessoal

SB: Casei aos 24 anos, tive meu filho aos 27 anos, João Marcelo, que também é um artista de mãos cheias. Passei 10 anos casada, trabalhava, cuidava da casa, do marido e do filho e só. Isso me deixava muito triste e culminou no fim do meu relacionamento, infelizmente. Há 4 anos voltei com gosto de gás a fazer tudo ou quase tudo que me dá paz. Não foi fácil, não é fácil. Hoje tenho que dar prioridade ao que me dá maior condição financeira para pagar todas as contas que teimam em chegar no final do mês (risos).

SM: Mesmo com tantos talentos é difícil também para você viver de arte?

SB: Infelizmente a arte é muito desvalorizada em nosso país, mas faz parte do meu existir, sem arte eu não sou nada. Sigo nas minhas aulas de canto, de pintura, canto também quando dá, escrevo quando dá. As redes sociais tem me ajudado bastante a arquivar e distribuir instantaneamente um pouco disso tudo, e é muito gratificante.

SM: Quais são as maiores dificuldades que um artista de Jaboatão enfrenta no seu ponto de vista?

SB: Ando desgostosa de maneira ampla com a realidade e desenvolvimento dos movimentos artísticos em nosso país como um todo. Em Jaboatão não é diferente, o governo abafa a cultura, engole os artistas, produtores explorando artistas, tudo é muito comercial, conchavos e interesses partidários. O conselho de Cultura está completamente desordenado e comandado por “não artistas”.

SM: Você tem feito parte de algum movimento em prol do artista local?

SB: É bem triste de ver. Há 3 anos, junto a minha amiga Maraçane de França, na época presidente do conselho, realizamos o MOVA, movimento de Valorização da Arte, premiando diversos artistas locais, e contemplando a reforma do Teatro Samuel Campelo. Um grande encontro de artistas, pensadores, amigos, que compartilham o mesmo sentimento de abandono, falta de incentivo, festejos populares, museus, galerias, etc. Faroeste total, triste de ver.

“Ando desgostosa de maneira ampla com a realidade e desenvolvimento dos movimentos artísticos em nosso país como um todo. Em Jaboatão não é diferente, o governo abafa a cultura, engole os artistas.”


SM: Tem planos para nos brindar com alguma exposição em 2019?

SB: Estou concluindo um projeto em parceria com um amigo, Erick Brasil, grande artista plástico de Jaboatão. O projeto ARTerial trará uma galeria virtual e uma física itinerante. Faremos parcerias com empresas, exposições em festas privadas (pois a prefeitura não tem interesse). A finalidade é comercializar, criar relacionamentos de intercâmbio e divulgação e ajudar nossos artistas de uma maneira ampla, acho que esse projeto vai dar muito que falar.

SM: Parabéns! Iniciativas brilhantes! Conte conosco pra divulgar, e também com nossos amados leitores para prestigiar e levar mais longe estes projetos maravilhosos. Você é uma pessoa e uma artista generosa, aos seus olhos como a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes poderia ajudar na descoberta de artistas perdidos no meio da violência, do tráfico, e da miséria urbana?

sab

“Acho que a prefeitura deveria fazer um mapeamento dessas atividades, realizar um cadastro de artistas e desenvolvê-las de fato”, salienta a multiartista

SB: Jaboatão tem diversos guetos que já trabalham independentes com a arte em diversos bairros e comunidades. Tem muita gente trabalhando em prol dessas crianças que às vezes não tem um prato de comida. Acho que a prefeitura deveria fazer um mapeamento dessas atividades, realizar um cadastro de artistas e desenvolvê-las de fato. Eu criei, junto com uma redatora amiga minha, um projeto chamado mocco®, movimento de coletivos culturais organizados.

SM: Que projeto incrível! Explica pra gente como funciona.

SB: O mocco®, cria um organograma separando as categorias, criando diretorias para cada segmento. É um projeto bárbaro onde os artistas possuem oportunidade de intercambiar e comercializar suas artes com outros municípios de todo o Brasil, mas para isso eles precisam se comprometer com a comunidade, ensinando suas técnicas não só a crianças, mas também idosos e deficientes, os incluindo socialmente, através de oficinas gratuitas.

SM: Como você se sente diante de Deus, Senhor tão maravilhoso, que a premiou com tantos dons e talentos?

SB: Deus é meu amigo mais íntimo. Já me afastei d’ELE, voltei a crer, já o questionei por esses talentos todos, que na adolescência me angustiavam, me sufocavam porque eu não sabia o que desenvolver de fato. Não é fácil! Por isso que dizem que multiartistas são meio maluquinhos (risos), mas Deus sempre foi a minha certeza para seguir. Com amor e fé, é sempre mais satisfatório. Eu converso muito com ELE, dou bronca, peço perdão, recomeço, faço errado de novo, às vezes penso em desistir de tudo pelo cansaço, fico de bem, fico de mal, mas o que eu nunca tive foi dúvida, dúvida de que ELE tá segurando minha mão, sempre!

“Ao nosso Deus, o Artista dos artistas, Criador do universo, Senhor e possuidor de todas as belezas visíveis e invisíveis, deixo minha gratidão ao findar esta entrevista maravilhosa com Sabine Braga, minha amiga, parceira, e grandiosíssima Artista de Jaboatão do Guararapes”.

Sidha Moitinho

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Um comentário em “Sabine Braga: Multiartista, Belíssima e Empoderada

  1. Sandra Helena Queiroz Da Silva disse:

    Como sempre os artistas reivindicando o direiro de crescimento nesta área.
    Jaboatão dos Guararapes precisa fazer algo ppr nós, tão esquecidos.
    Muito boa entrevista Sidha Moitinho, parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s