Carnaval requer cuidados com a pele e os olhos

22/02/19 às 12:14 – Por Multi Comunicação/Blog do Andros 

banner-carnaval-blogdoandros-ligado

purpurina

Divulgação

Durante o período carnavalesco, todos querem caprichar na produção e para isso não economizam no uso de adereços, maquiagens e muito brilho. Mas será que itens como o glitter e os cílios de led, que estão em alta, podem causar algum problema à saúde? É preciso ter uma preocupação maior na hora da compra? E na aplicação e remoção, existe algum cuidado especial?
Confira abaixo algumas dicas para se divertir usando cílios de led, glitter e maquiagem sem riscos:

Glitter

Antes de aplicar na pele, é importante realizar previamente um teste com o produto a ser utilizado. Passe um pouco do glitter numa área da pele e, quando retirar, observe se a região ficou avermelhada, irritada ou se apresenta coceira. Caso apresente alguma das reações citadas, não utilize o produto. A dica do dermatologista e tutor de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Lucas Pacheco, é optar preferencialmente por produtos de boa qualidade, hipoalergênicos e biodegradáveis.

A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destaca que o glitter, em contato direto com os olhos, pode causar problemas. “Vai ser como uma areia, uma sensação de corpo estranho nos olhos. É preciso ter o cuidado na hora de esfregar ou lavar, para que o glitter não caia dentro. A dica que dou é colocar um glitter de tamanho maior, que é mais fácil de retirar, caso toque nos olhos”, disse a médica.

Maquiagem e cílios de led

A produção da maquiagem também merece atenção. A recomendação principal é sempre verificar a data de validade dos produtos antes de aplicá-los nos olhos. Não compartilhar produtos como base, sombras, lápis e pincéis e evitar o uso de itens colocados à disposição de convidados em banheiros e camarotes, por exemplo.

“Sobre os cílios de led, a orientação é aplicar a cola somente nos cílios postiços, nunca diretamente nas pálpebras. E antes de removê-los, deverá umedecer a área com demaquilante próprio para área essa região e depois lavar com shampoo neutro de bebê, que não arde os olhos. Utilizar água morna, para evitar que os cílios naturais não sejam arrancados, também é uma boa opção, explica o dermatologista.

“Caso ocorra algum problema mais sério, é preciso uma lavagem com colírio lubrificante ou soro fisiológico. Se a visão ficar embaçada, aí é necessário procurar a emergência”, acrescentou Catarina, que ainda fez outro alerta sobre os cílios postiços. “Se você não tem habilidade de aplicar, procure um profissional, porque pode causar uma abrasão na córnea, irritações e você perde seu Carnaval”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s