Terra Seca Molhada

07/02/19 às 10:27 – Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

terra-molhada

“O cheiro da terra seca molhada anuncia que a chuva alivia o calor e faz a semente brotar na plantação”. Imagem extraída do site gcn.net.br

A terra quente, fervilhante, absorvendo a chuva fria, momento único em que se abraçam, num cantinho do mundo, deixando no ar o inexplicável aroma selvagem. Terra e água se beijando em um fabuloso espetáculo que narra a natureza. Os olhos alcançam seu brilho, a voz emudece em baixo tom, o corpo levemente flutua como deseja chegar até a lua. Rápidos, ligeiros, os pingos grossos da água do céu, levantam poeira que logo se abate, invadida pelos sons da chuva, batendo forte na terra, estremecendo o chão.

Vejo… Escuto… Sinto… Absorvo… Admiro… Aplaudo… Sou eu viva no palco da vida, emocionada, encantada, rodeada de infinita beleza. Cheiro de terra seca molhada que entranha em mim, aspiro intensamente sua inigualável fragrância… busco o seu sabor seco, seu cheiro que não é mar e nem terra, são vapores subindo da terra seca molhada.
Ah!!! Se eu pudesse, enfrascaria o cheiro da terra molhada para aliviar, vez por outra, a saudade do seu cheiro, memorizado, impresso, guardado, bem grudado, numa pequena parte de tudo que sou…

Lembro-me da primeira vez que senti o cheiro da terra seca molhada, soprando pra dentro do meu pequeno ser… cheiro tão bom, que nunca esqueci. A cena é tão linda, vale a pena reviver… Lá estava eu, ainda menina, sem da vida nada entender… cabelos desgrenhados, soltos até a cintura… pés descalços na rua, chão que amo pisar sem sapatos… A força da liberdade fazendo seu pouso… Rua cumprida e estreita sumia, virando uma esquina qualquer… Inocente, EU, escondida numa cidade pequena, pra lá do fim do mundo…

Lá onde no silêncio se escuta o canto dos passarinhos…. Naquele instante não se via vultos, não se ouvia o latido dos cães, nem vozes de gente… Somente terra seca absorvendo a chuva que caia veloz, prateada, entre os raios de sol… E aquele cheiro profundo tomando conta de tudo!!! Invadindo meu mundo. Tudo pareceu infinito, em delicioso cheiro de terra seca molhando-se na chuva que dançava ao vento. Contemplei sons, cores e cheiro bom da chuva suspirando sobre a terra… cheiro bruto da terra seca molhada viajando pra dentro de mim. Suguei o néctar do tempo e do vento, da água e da terra como o beija-flor na flor.

O cheiro de terra seca molhada é uma das maravilhas que Deus nos entregou… Bato palmas, salto, sorrio, assistindo os movimentos das águas do céu, que descem até a terra se esparramando no chão… chuva de qualquer estação… chuva de primavera… chuva rápida de verão… chuva e sol… chuva e mar.. Chuva e terra… Vida e poesia. A terra seca molhada é a celebração da união entre dois elementos sagrados: terra e água em mistura perfeita no solo nosso e nosso chão…

O cheiro da terra seca molhada anuncia que a chuva alivia o calor e faz a semente brotar na plantação… visão esplêndida do fruto crescendo devagarinho… tão inesquecível quanto o cheiro da terra seca escaldando e resfriando, agraciando a água da chuva que cai abundante depois… Cheiro da terra seca molhada… acaricia lembranças queridas, afoito, atrevo fantasiar: Será que Adão sentiu esse cheiro bom quando Deus lhe soprou o fôlego da vida? Glória a Deus!!! Rico em toda a Sua criação. Majestade Santa e Criativa, dono de todas as belezas insondáveis-infinitas e de todos os perfumes que traz a vida.

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s