Socioeducandas da Funase participam de curso na área de agricultura

Adolescentes estão tendo aulas por meio do Projeto Horta em Todo Canto, executado pelo IPA

06/02/19 às 10:59 – Da assessoria para o Blog do Andros 

horta-escola

Imagem: Marcelo Vidal/Arquivo/SDSCJ

Duas adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão participando do Projeto Horta em Todo Canto. O curso é realizado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e, nos últimos dois anos, já beneficiou 18 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado. O objetivo da ação é que, em contato com os conteúdos teóricos e práticos das aulas, as socioeducandas possam desenvolver aprendizados que contribuam para a construção de novos projetos de vida.

As adolescentes, que são do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, unidade de internação da Funase situada no Recife, participaram da primeira aula nesta semana. O curso, que terá carga horária de 32 horas/aula, ocorrerá ao longo de quatro terças-feiras, em período integral, na sede do IPA. A formação contemplará noções sobre agricultura orgânica, composição do solo, material de plantio, preparo de mudas, direito humano à alimentação adequada, segurança alimentar, entre outros conteúdos.

Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, a parceria com o IPA reforça o valor da socioeducação. “É uma formação não só das técnicas de horticultura, mas também da alimentação saudável e de como podemos tratar melhor o nosso lixo. Toda vez que envolvemos os nossos jovens em ações em que praticam o exercício de cuidar de uma vida, estamos ensinando mais do que uma competência, estamos ensinando valores”, disse Normando.

As socioeducandas do Case Santa Luzia estão participando da 11ª turma de adolescentes da Funase inseridos no projeto. Os outros jovens já atendidos foram provenientes dos Cases Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, do Case/Cenip Arcoverde e da Casa de Semiliberdade (Casem) Areias. Os próximos socioeducandos contemplados pelo curso serão do Case Abreu e Lima.

PARCERIAS – A articulação com instituições do Governo de Pernambuco para viabilizar ações que beneficiem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas tem sido uma aposta da Funase, sobretudo nas áreas de profissionalização, esportes, cultura e lazer. Ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a fundação manteve parcerias, nos últimos anos, com secretarias como a de Cultura e de Emprego, Trabalho e Qualificação, além de órgãos como Compesa e IPA.

Esta entrada foi postada em Recife.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s