Funase insere socioeducandos de Caruaru em curso do IFPE

Parceria, que já contemplou outras duas turmas de adolescentes, viabilizou oferta de formação como pintor de obras

24/01/19 às 17:47 – Da assessoria para o Blog do Andros 

curso

O curso terá 128 horas/aula e ocorre dentro do projeto Reconstrução de Olhares. Foto: Divulgação/Funase

A parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) segue dando oportunidades de capacitação profissional para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Nesta semana, mais quatro socioeducandos, desta vez, do regime de semiliberdade, foram inseridos no curso básico de Pintor de Obras, ofertado no Campus Caruaru do IFPE. Além do conteúdo teórico, a turma poderá desenvolver atividades práticas, ficando, inclusive, responsável por dar novas cores às paredes externas do espaço onde serão ministradas as aulas.

O curso terá 128 horas/aula e ocorre dentro do projeto Reconstrução de Olhares. As aulas, em período integral, acontecerão nas terças e quartas-feiras. Além do aprendizado técnico, os socioeducandos poderão ter experiências que vão além da sala de aula, já que estarão frequentando, pela primeira vez, uma instituição de níveis técnico e superior. “É um prazer tê-los como nossos estudantes e esperamos que isso os estimule a, quem sabe, um dia, voltarem à instituição como alunos regulares. A gente acredita na ressocialização”, destacou, em palavra aos socioeducandos, a diretora-geral do Campus Caruaru do IFPE, Elaine Rocha.

Os quatro alunos são da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru. Em 2018, quando teve início a parceria com o IFPE no município, foram formadas outras duas turmas – de Eletricidade Veicular e de Pedreiro de Alvenaria. A primeira teve cinco adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, unidade de internação da Funase, e a segunda, socioeducandos do Case e da Casem. Na segunda-feira (28), outra turma, com adolescentes do regime de internação, passará a fazer o curso de Pedreiro de Alvenaria. “Os resultados são animadores. Temos alunos que passaram pelas turmas anteriores que estão trabalhando na área em seus municípios”, afirmou o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque.

Também participaram da aula inaugural Márcia Silva, representando a Pró-Reitoria de Extensão do IFPE, Andrezza Moura, da Divisão de Extensão, a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, a coordenadora técnica da unidade, Sileide Moreira, a pedagoga Aliny Garcia e o agente socioeducativo Edson Joaquim, que participará do curso como instrutor auxiliar e ministrou a primeira aula. “Na Casem, temos o projeto Cuidando do Cuidador, de valorização dos funcionários. Apresentamos ao IFPE, que deu espaço para que o nosso educador fosse inserido como instrutor auxiliar, dentro do Reconstrução de Olhares. Foi de suma importância participar da elaboração desse projeto. Estamos felizes com os avanços desse trabalho”, destacou Anabel Brandão.

Na aula inaugural, os novos alunos estavam empolgados com a oportunidade de aprender em uma escola conceituada. “É uma chance muito boa de ter um novo conhecimento. Sei que é um recomeço”, avaliou o socioeducando E.J.O., de 17 anos.

EXPOSIÇÃO – Durante esta semana, peças de artesanato produzidas pelos socioeducandos da Casem Caruaru com apoio de oficineiros ficarão expostas no Campus Caruaru do IFPE. A mostra conta com pufes feitos com materiais recicláveis, mesas de centro e garrafas decoradas, entre outros itens. A exposição já passou pelo Polo Comercial do município e pelo Caruaru Shopping.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s