Projeto ‘Cantos da Leitura’ leva livros para catadores de Jaboatão

Iniciativa disponibiliza acervo de 1.200 livros para comunidade que trabalha com reciclagem em Jaboatão dos Guararapes

20/12/18 às 09:19 – Da Folha de Pernambuco 

307748,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Edvaldo José dos Santos, 49 anos, está entre os trabalhadores que comemoraram a iniciativa. Foto: Brenda Alcântara

Em meio aos materiais coletados para a reciclagem, o catador Edvaldo José dos Santos, 49 anos, está sentado folheando uma revista velha. Ele mostra o que está lendo aos colegas e sorri. Edvaldo cursou até a 1ª série do ensino fundamental somente porque teve que abandonar os estudos para conseguir levar o sustento para casa.

O catador diz que a leitura alcança apenas letras grandes e que seu grande sonho é aprender a escrever o próprio nome. “Tudo que eu consigo ler, pergunto aos meus colegas se está certo, e eles vão me corrigindo. Aprendi não tem muito tempo. Minha filha mais velha que está me ensinado. Sempre falo para os meus filhos que eles precisam estudar muito para ter um futuro melhor”, declarou emocionado.

Assim como Edvaldo José, outros 25 catadores da Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores de Curcurana (Coopmare), em Jaboatão dos Guararapes, terão a oportunidade de conferir um acervo de 1.200 livros que integram o projeto “Cantos de Leitura”. A biblioteca, cuja iniciativa é da Rede Educare com apoio da empresa de laminados e reciclagem de alumínios Novelis, foi inaugurada ontem e estará acessível também a todos da comunidade, incluindo escolas. O horário de funcionamento será das 8h às 12h.

“Esse espaço foi montado com livros voltados para a questão da inclusão social. Então, temos livros abordando a sustentabilidade, o meio ambiente, coleções de interesse público para toda a comunidade. Temos livros de poesias, romances, interativos e infantis, em braile”, explicou a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.

Muitos dos cooperados são analfabetos ou analfabetos funcionais, o que gera uma certa timidez em entender a importância do “Cantos de Leitura”. “Também temos livros com apenas imagens, para aqueles que acham que o livro não foi feito para ele. Para que possam começar a contar histórias e se sintam estimulados a estudarem”, concluiu Kátia. Para a catadora de materiais recicláveis, Maria José Travassos, 28, essa é uma oportunidade muito esperada não só pelos trabalhadores, mas por quem mora no entorno da cooperativa. “É muito legal ter essa biblioteca aqui. Sempre gostei de ler porque a gente vai entendendo muitas coisas. Vai ser muito bom aproveitar o horário de descanso para a leitura”, avaliou.

“Não tive oportunidade de ter acesso a esses livros na minha infância. Gosto muito de ler e incentivo os meus filhos a sempre lerem e estudarem. É uma forma de eles não estarem desocupados para o mundo e acabarem indo para caminhos errados”, declarou Severino José da Silva, 35. O projeto “Cantos de Leitura”, que atua em áreas de vulnerabilidade social, tem 30 unidades inauguradas em todo o País, com 36 mil livros doados de diferentes gêneros literários.

Em Pernambuco, a iniciativa tinha sido implantada na Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife (Pró-Recife) no ano passado. “Receber esse projeto significa um novo olhar de inclusão. É a realização de um sonho, uma vez que os catadores já demonstravam interesse em trocar livros entre eles e ter mais acesso a leituras, mas faltava acervo e um espaço adequado. Agora, eles não apenas irão usufruir, como também interagir com sua comunidade e atrair o olhar da sociedade para a importância do trabalho que realizam”, comenta Kelly Sales, coordenadora do programa municipal de reciclagem que abarca quatro cooperativas em Jaboatão, entre elas a Coopmare.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s