Sete dicas de cuidados com os olhos no verão

A oftalmologista do IOFV Catarina Ventura destaca atenções importantes para curtir a estação

18/12/18 às 10:34 – Por Multi Comunicação/Blog do Andros 

e

Oftalmologista Catarina Ventura. Foto: Divulgação

Faltam poucos dias para o verão. O início da estação mais quente do ano está marcado para o dia 21 de dezembro. Época de férias, descanso, lazer e… atenção com os olhos! A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destacou sete pontos importantes para o bom funcionamento do órgão responsável pela visão nesta época do ano.

Mar

“O sal é um problema, mas o pior mesmo no mar são as impurezas. Há muita água imprópria para banho, muita gente não respeita as placas, e pode causar infecções, irritação, coceira e vermelhidão nos olhos. O problema mais frequente é a conjuntivite. A dica é usar colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, pois pode causar lesões”.

Piscina

“O cloro prejudica a saúde dos olhos, também pode causar conjuntivite química, pior que a da água do mar. O colírio é novamente importante. E para quem usa lentes de contato, a dica é usar modelos de descarte diário, para não ter contaminação”.

Sol

“A exposição ao sol deve ser controlada. É importante ter um chapéu e óculos escuros para auxiliar na proteção. Evitar, se possível, o horário entre 10h e 15h, período em que os raios solares estão mais intensos”.

Óculos escuros

“Use sempre óculos com proteção ultravioleta. Eles evitam a passagem dos raios de luz com comprimento de ondas superiores ao violeta e que são nocivos ao núcleo das células do olho humano, podendo causar degenerações da conjuntiva, ceratites, catarata e doenças degenerativas da retina. Atenção aos óculos falsificados, pois eles geralmente não têm a proteção. Eles tornam os olhos mais vulneráveis. Entre um óculos falsificado ou sem óculos, é melhor ficar sem”.

Filtro solar

“Excesso de filtro solar ao redor dos olhos pode causar conjuntivite tóxica. O excesso e a transpiração favorecem a penetração nos olhos e levam à doença. Prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível”.

Suor

“O suor pode causar irritações oculares. As sobrancelhas são protetores naturais para que a água vá diretamente aos olhos. Para quem pratica exercícios físicos, a dica é uma faixinha ou toalhinha”.

Areia e vento

“A brisa pode causar problemas, provocando a evaporação das lágrimas e ressecamento da superfície dos olhos. Nesses casos, lance mão das lágrimas artificiais e não tire os óculos escuros. Já a areia pode causar irritações, os óculos podem ajudar”.

Esta entrada foi postada em Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s