Barraco é uma constante na Câmara Municipal de Jaboatão

Essa pode ser considerada uma das piores legislaturas da cidade nos últimos anos

17/12/18 às 12:54 – Por Djalma Júnior / Colunista Blog do Andros

charge-ivan cabral

Imagem/Ivan Cabral

Jaboatão parece ter “dedo podre” para representantes do Legislativo. A cada renovação de mandato, vemos um verdadeiro “circo dos horrores” pela falta de uma pauta propositiva em consequência do despreparo dos nossos representantes.

Na sexta-feira passada (14/12), última sessão do ano, os vereadores chegaram ao ápice da falta de decoro com agressões verbais e até ameaça de agressão física. Não citarei nomes, por uma premissa básica: é papel do cidadão acompanhar o seu vereador, seus projetos e sua postura perante seus pares.

Cabe à presidência da casa ser mediadora dos conflitos, mantendo a ordem e o decoro parlamentar de seus colegas. Autoritarismo e parcialidade não resolverá a situação. Para isso que se tem o líder do governo, algo legítimo na casa, que precisa ter um perfil moderado, porém firme na defesa dos interesses de um governo que ele defende.

Antes de tudo um líder do governo precisa lembrar que também é vereador e precisa pensar também em legislar para a população e ter coesão com seus pares não defendendo apenas interesses particulares.

É uma falta de respeito ao povo de Jaboatão dos Guararapes o que todos os vereadores, sem exceção, fizeram nesta sessão horrível. Essa pode ser considerada uma das piores legislaturas da cidade nos últimos anos. O povo merece um debate mais democrático e qualificado sobre políticas públicas de educação, saúde, meio ambiente e mobilidade urbana.

A minha percepção, como cidadão jaboatonense, é que o cargo não está a altura de muitos. É preciso muito mais do que votos e assistencialismo para ser um vereador atuante e antenado com os interesses do cidadão.

djalmapDjalma Júnior é jaboatonense, morador de cajueiro Seco há 42 anos, onde vem atuando de forma incansável por uma educação de qualidade e um meio ambiente equilibrado. É professor universitário, licenciado em Química pela UFPE e Tecnólogo em gestão ambiental pelo IFPE. Especialista em gestão ambiental pela FAFIRE, além de mestrando em gestão ambiental pelo IFPE.  É ambientalista defensor de várias pautas como a da economia circular, gestão dos recursos hídricos e mobilidade urbana. Aqui, entre outros assuntos, vai escrever sobre ciência, tecnologia e meio ambiente.

E-mail – djalmaufpe@gmail.com – WhatsApp: 9.8753-2857

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s