Falta compromisso do prefeito de Jaboatão dos Guararapes com a agenda ambiental

15/12/18 às 16:39 – Por Djalma Júnior / Colunista Blog do Andros

saneamento2

Foto: Guga Matos/ JC Imagem

Os cidadãos ao irem às urnas nem sempre se atentam que, os prefeitos de suas cidades são responsáveis pelo desenvolvimento sustentável dos municípios. É o que estamos vendo nas cidades brasileiras, em especial Jaboatão dos Guararapes, um descaso no investimento em políticas ambientais, principalmente pelo desconhecimento da pasta pelo prefeito e seus secretários.

A falta de compromisso com o meio ambiente em Jaboatão dos Guararapes começa pela falta da inclusão de políticas ambientais nos Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de Orçamento Anual (LOA); sem falar na contratação de gestores, ou seja, interlocutores verdes, capacitados para a área e incluindo ações de sistema de gestão ambiental em todas as Secretarias do município. Mesmo assim a mais importante ação se dá pelo compromisso político do prefeito, coisa que não acontece na província jaboatonense.

Apesar da alegação de que não tem dinheiro, de que o município é grande e complexo, existem fatores que podem trazer sucesso à gestão. Em pesquisas realizadas, fatores como a visão estratégica dos prefeitos aliadas ao profissionalismo dos agentes ambientais, comprometidos, sem filiação político-partidária, gera maior eficiência na máquina pública, melhorando os indicadores ambientais da cidade.

Esses dados mostram a importância do prefeito nesse processo, ele é o maestro e tem a obrigação de pensar estrategicamente no meio ambiente; ser responsável pela boa ou má gestão; ele é o líder da casa e contrata sua equipe, que o auxiliará a cuidar do meio ambiente.

Um prefeito não precisa ser um intelectual, acadêmico, mas um estadista que tenha o DNA da Sustentabilidade. Jaboatão dos Guararapes não tem esse líder no momento. A diferença entre um estadista e um político é que o primeiro pensa no coletivo, coloca-se no lugar da criança que terá uma educação pública e oferece um serviço como se fosse para seu filho. Gestor que não entende que investir em saneamento é enterrar dinheiro e que ele deve ser feito para todos, sem distinção.

Não estamos dizendo que o trabalho de reduzir os impactos ambientais é fácil, é preciso acompanhamento do gestor público e antes da vontade política, investir em educação ambiental e na mudança da cultura de como lidar com o meio ambiente.
As ações propostas devem ser integradas a partir do esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

A criação de um ranking onde as cidades possam ser contempladas com verbas a partir do momento que se comprometem com as políticas públicas ambientais algo que estimula os gestores a buscarem a sustentabilidade. Infelizmente as ações ambientais em Jaboatão dos Guararapes são praticamente nulas, acontecendo de forma pontual e não integrada. Você conhece o nome do Secretário de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes? Já o viu em eventos e ações que visem a melhoria da qualidade ambiental do município? Vale a reflexão…

djalmapDjalma Júnior é jaboatonense, morador de cajueiro Seco há 42 anos, onde vem atuando de forma incansável por uma educação de qualidade e um meio ambiente equilibrado. É professor universitário, licenciado em Química pela UFPE e Tecnólogo em gestão ambiental pelo IFPE. Especialista em gestão ambiental pela FAFIRE, além de mestrando em gestão ambiental pelo IFPE.  É ambientalista defensor de várias pautas como a da economia circular, gestão dos recursos hídricos e mobilidade urbana. Aqui, entre outros assuntos, vai escrever sobre ciência, tecnologia e meio ambiente.

E-mail – djalmaufpe@gmail.com – WhatsApp: 9.8753-2857

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s