Quem suja o Rio Jaboatão? E quem deve salvá-lo?

14/12/18 às 16:42 – Por Djalma Júnior / Colunista Blog do Andros

100_0709

Foto: Jorge Araújo

Começo esse artigo com uma pergunta: existe uma reflexão da sociedade sobre a água potável que poderá, em algumas décadas acabar, se nada for feito? Provavelmente todos irão dizer que não. Pois bem, aqui em Jaboatão dos Guararapes, temos o Rio Jaboatão, que também fornece água para outros municípios e vem decididamente contribuindo para a poluição das praias urbanas do nosso Estado.

Os esgotos derramados diretamente na bacia fazem com que se torne mais difícil o controle de sua preservação. As fontes de degradação podem ser dividir em dois grupos: atividades de origem urbanas e industriais.

O primeiro grupo inclui lixo urbano, ocupação desordenada nas margens dos rios e o esgoto doméstico. Jaboatão dos Guararapes o que mais tem é lixo nas ruas e casas construídas de forma irregular em todas as áreas da cidade.

O segundo grupo estão representados por efluentes líquidos provenientes de indústrias de todas as áreas de atuação. Essas empresas causam impacto significativo à bacia sendo urgente um plano de revitalização da bacia do Rio Jaboatão.

Precisamos todos, sociedade civil organizada, órgãos públicos de todas as esferas nos unirmos em busca de soluções para a preservação de nossos rios que são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Se a poluição do Rio Jaboatão for combatida, com certeza teremos menos ataques de tubarões em nossa orla.

Sou a favor da criação de uma agência ambiental na esfera municipal com autonomia e recursos próprios para podermos discutir e implementar políticas públicas ambientais em nosso município.

djalmapDjalma Júnior é jaboatonense, morador de cajueiro Seco há 42 anos, onde vem atuando de forma incansável por uma educação de qualidade e um meio ambiente equilibrado. É professor universitário, licenciado em Química pela UFPE e Tecnólogo em gestão ambiental pelo IFPE. Especialista em gestão ambiental pela FAFIRE, além de mestrando em gestão ambiental pelo IFPE.  É ambientalista defensor de várias pautas como a da economia circular, gestão dos recursos hídricos e mobilidade urbana. Aqui, entre outros assuntos, vai escrever sobre ciência, tecnologia e meio ambiente.

E-mail – djalmaufpe@gmail.com – WhatsApp: 9.8753-2857

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s