Jaboatão dos Guararapes não está preparada para o uso de bicicletas

08/12/18 às 12:52 – Por Djalma Júnior / Colunista Blog do Andros

bicicletas

Imagem/Clipartlogo

Acredito cada vez mais em projetos que valorizam o uso de meios alternativos de transporte. A cidade de Jaboatão dos Guararapes, tem tímidas iniciativas de  requalificação viária e paisagística, como a criação de um corredor de ônibus e uma ciclovia na avenida Ayrton Senna, construídas ainda na gestão Elias Gomes. A mesma representa pouco para resolver o problema da mobilidade no município. Projetos desse porte tem por objetivo a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. Afinal, como a gente sabe, os gases emitidos pelos veículos são um dos causadores do aquecimento do planeta.

Algumas cidades, principalmente na Europa, criaram um sistema de “recompensa” para quem optar pela bicicleta. A iniciativa premia quem deixa o carro em casa oferecendo sorvetes, cerveja, ingressos de cinema e outros brindes para quem prefere pedalar. Nas médias e grandes cidades brasileiras, como Jaboatão dos Guararapes, o número de veículos nas ruas e avenidas já representa um problema grave e sua gestão não prioriza a melhoria do transporte público, com ônibus de péssima qualidade e profissionais desqualificados, além de tarifas altas.

Nem políticas públicas como a construção de ciclovias e ciclofaixas, aliado ao fechamento de vias em fins de semana, estimulando o uso de bicicletas são trabalhadas. As ciclovias estão cada vez mais presentes no espaço urbano. Isso tem levado muita gente a pedalar, inclusive para ir ao trabalho ou à escola, economizando assim grande parte do seu salário. Sem falar na geração de emprego e renda ocasionada pela compra de bicicletas em novas lojas.

O que ocorre é que faltam campanhas que incentivem as pessoas a usarem menos os veículos. A campanha de “recompensa” pode ser uma estratégia para que as pessoas deixem o carro em casa. Economicamente gera diminuição nos custos com combustível, além de proporcionar ganhos ambientais. Isso mostra que cuidar de uma cidade, cuidar do planeta, depende de todos nós, mas que há necessidade do empenho principalmente dos gestores públicos, empresas, associações e organizações sociais.

Muito mais do que pensar em ganhos políticos ou em lucros financeiros, é fundamental que todos os atores envolvidos pensem que ações como essas são importantes para um planeta menos poluído, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas. Quais são os principais desafios na área de meio ambiente em seu município? Seria a proteção da fauna e da flora? Ou sobre os córregos, rios e lagos? Estariam localizados na zona urbana ou rural do município? O que mais incomoda: a sujeira, o ar poluído, ou os congestionamentos?

Compreender quais são as grandes demandas de sua cidade é uma etapa fundamental para os gestores municipais trabalharem com o que mais afeta os cidadãos. Os gestores públicos têm por dever dá mais atenção aos problemas ambientais que comprometem diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, como os referentes ao saneamento, por exemplo. Porém, a depender da realidade de cada município e da percepção de cada cidadão, outras questões podem ter maior relevância. Alguns temas são de grande relevância para os municípios. Avalie cada item e defina se a sua cidade possui problemas parecidos.

djalmapDjalma Júnior é jaboatonense, morador de cajueiro Seco há 42 anos, onde vem atuando de forma incansável por uma educação de qualidade e um meio ambiente equilibrado. É professor universitário, licenciado em Química pela UFPE e Tecnólogo em gestão ambiental pelo IFPE. Especialista em gestão ambiental pela FAFIRE, além de mestrando em gestão ambiental pelo IFPE.  É ambientalista defensor de várias pautas como a da economia circular, gestão dos recursos hídricos e mobilidade urbana. Aqui, entre outros assuntos, vai escrever sobre ciência, tecnologia e meio ambiente.

E-mail – djalmaufpe@gmail.com – WhatsApp: 9.8753-2857

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s