Após pressão popular, Gleide Ângelo emite nota sobre extinção da Decasp

A delegada abordou o assunto de forma superficial em suas redes sociais e se posicionou favorável a criação do Draco. “Apurar e reprimir crimes de corrupção e outras infrações penais contra a administração pública, o patrimônio, a propriedade imaterial, a fé pública e as cometidas por meios eletrônicos. São atribuições que eram da DECASP e estão inseridas nas duas delegacias do DRACO”, comentou

08/11/18 às 16:47 – Por Andros Silva 

an

Gleide Ângelo. Foto: Divulgação

A delegada Gleide Ângelo, que assume seu primeiro mandato como deputada estadual no dia 1° de Fevereiro, emitiu nota de esclarecimento e abordou a polêmica criação do Draco, departamento substituto da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp).

De forma superficial, nada direta e objetiva, Gleide disse que estava “falando como Delegada e não como Deputada”. Se posicionando favorável a criação do Draco, (Departamento de Repressão ao Crime Organizado), a socialista, cotada para disputar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em 2020, destacou os pontos positivos surgidos com o novo departamento.

“Apurar e reprimir crimes de corrupção e outras infrações penais contra a administração pública, o patrimônio, a propriedade imaterial, a fé pública e as cometidas por meios eletrônicos. São atribuições que eram da DECASP e estão inseridas nas duas delegacias do DRACO”, enfatizou.

Veja a nota na íntegra

“Amigo(a) s, como sempre, com clareza e transparência que respaldam meus 15 anos de Polícia Civil, irei fazer uns esclarecimentos:

1- Ainda não tomei posse na ALEPE, só assumirei em 01/02/19, por isso que hoje estou falando como Delegada de Polícia, e não como Deputada Estadual;

2- Relativo aos pedidos da população para que eu me pronunciasse sobre a criação do DRACO, informo que para poder emitir uma opinião, como sempre fiz nos 15 anos de investigação, é necessário analisar e ouvir os dois lados para poder argumentar;

3 Li o Projeto de Lei da criação do DRACO que ontem se tornou Lei. Vi as entrevistas do Secretário de Defesa Social, Associação dos Delegados de Polícia, delegada Patrícia Domingos e Delegada Sylvana Lellis.

4- O DRACO é o sexto Departamento da Polícia Civil, onde já existem DHPP, DENARC, DPMUL, DEPATRI e DPCA. Já trabalhei em três destes Departamentos que possuem maior estrutura funcional para os policiais desempenharem as funções.

5- Na Lei de criação do DRACO haverá inicialmente duas delegacias e no art. 3º, inciso III consta como atribuição : “apurar e reprimir crimes de corrupção e outras infrações penais contra a administração pública, o patrimônio, a propriedade imaterial, a fé pública e as cometidas por meios eletrônicos. São atribuições que eram da DECASP e estão inseridas nas duas delegacias do DRACO;

6- Para o comando desse importante Departamento foram convidadas duas das melhores Delegadas de Polícia de Pernambuco, Sylvana Lellis e Patrícia Domingos. Mulheres, inteligentes, com história e serviço prestado na Instituição. Sylvana Lellis foi minha professora nos dois cursos de formação (Agente de Polícia e Delegada de Polícia). Patrícia Domingos foi minha colega de academia de polícia em 2008.

7- Não é fácil ser mulher em espaços que historicamente são masculinos. E quando vemos duas mulheres sendo convidadas para comandar um Departamento de Crime Organizado mostra a nossa força e a certeza que os espaços não devem ser ocupados por sexo, e sim por mérito. E nós mulheres estamos sim ocupando nossos espaços.

8- Quando assumir na ALEPE em 01/02/19 terei o mandato e a representatividade popular para acompanhar e fiscalizar se as finalidades constantes na Lei de criação do DRACO estão sendo cumpridas.

Enfim, informo a toda a população, independente de ter votado em mim ou não, que a partir de 01/02/19 estarei na ALEPE à disposição de todos e os representarei em todas as demandas do estado. E esclareço que os 412 mil votos de confiança que obtive serão fielmente retribuídos com posições firmes, equilibradas e fundamentadas como sempre fiz na polícia. Dia 06/12/18 será a diplomação do Classic Hall e dia 01/02/19 será a posse na ALEPE. Meu Gabinete será itinerante, irei onde as pessoas estiverem e as portas estarão abertas para debater ideias e sugestões de projetos. Meu mandato foi dado pelo povo e será para o povo todas as minhas posições. Vamos em frente!!”

Delegada Gleide Ângelo!!

Um comentário em “Após pressão popular, Gleide Ângelo emite nota sobre extinção da Decasp

  1. Ana Araujo disse:

    Venha prá Jaboatão não
    Elias Gomes será o próximo prefeito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s