Entrevista: diretor Pedro Faustinus e o ator Flávio Queiroga, da ‘Paixão de Cristo de Jaboatão Centro’ falam sobre a peça

O espetáculo acontece de 30 de março a 01 de abril, no estacionamento da Praça do Rosário

21/03/18 às 06:30

pedro
Pedro Faustinus / Foto: Epifania Audiovisual

Este ano a encenação da ‘Paixão de Cristo de Jaboatão Centro’ ficou nas mãos da AJAX – Associação Jaboatonense de Artes Geração X. O Blog conversou com o diretor da peça e integrante da trupe Pedro Faustinus. Na entrevista Faustinus falou sobre a Associação e dos preparativos para o espetáculo que acontece de 30 de março a 01 de abril, no estacionamento da Praça do Rosário, que fica defronte a Casa da Cultura, local onde a dramaturgia jaboatonense floresce. O Blog também conversou com Flávio Queiroga (foto abaixo), ator que tem a missão de interpretar Jesus Cristo na peça dirigida por Pedro Faustinus. Confira!

flávio-renato
Flávio Queiroga, ator que interpretará Jesus Cristo na Paixão de Jaboatão Centro
Foto: Arquivo pessoal


Entrevista Pedro Faustinus

 

pedro-e-renato

Andros Silva – Faustinus, vamos iniciar nossa conversa falando sobre a Associação Jaboatonense de Artes Geração X. Quem faz a AJAX? Como e quando surgiu a trupe?

Pedro Faustinus – A AJAX é composta de atores, produtores, dançarinos e artistas plásticos em sua maioria jaboatonenses. O grupo surgiu no dia 06 de setembro de 2015. Eu produzia eventos escolares e sentia nos jovens alunos o senso de equipe e união e isso me cativou bastante. A vontade e a determinação da juventude jaboatonense foi a grande inspiração para o surgimento da AJAX. Nossa missão é RESGATAR A AUTOESTIMA DO POVO JABOATONENSE. E todas as nossas atividades e produções são norteadas por esse objetivo.

AS – Essa será a primeira vez da AJAX no comando da Paixão de Cristo de Jaboatão Centro, certo? Como essa responsabilidade chegou até vocês?

PF – Jaboatão Centro é muito carente no consumo da cultura ao mesmo tempo que existem talentos extraordinários na cidade. Os poucos movimentos artísticos existentes não tem estrutura necessária para se manterem e produzirem. Isso sempre foi um incomodo para nós da AJAX. Vimos que há algum tempo a Paixão não acontecia mais em Jaboatão Centro e nós decidimos enfrentar esse desafio, assumindo a responsabilidade e administração desse espetáculo. Passamos um tempo analisando a possibilidade e a viabilidade de resgatar esse espetáculo e depois de algumas reuniões com os membros, aceitamos esse desafio, e isso se da em boa parte por hoje termos uma equipe muito bem preparada, determinada e unida.

ajax
Família AJAX numa linda fotomontagem da Epifania Audiovisual

AS – Vocês são responsáveis por todos detalhes, do cenário ao figurino. Quais são as principais dificuldades encontradas para colocar em prática um espetáculo deste porte? 

PF – A maior dificuldade na verdade é a falta de valorização da cultura em Pernambuco (que é um estado com uma variedade cultural altíssima) e sentimos isso ainda mais forte em Jaboatão Centro. A AJAX é uma instituição sem fins lucrativos, dependemos de doações e esse é nosso desafio diário, conseguir levantar fundos para produzir nossos espetáculos. Dentro do nosso próprio grupo temos costureiros, designers, artistas plásticos e até artesões. Graças a esse leque de talentos, não precisamos buscar nada fora sem precisar gerar maior custo para Associação.

AS – Quantos cenários estão sendo montados? A peça contará com mais de um palco?

PF – A direção de artes é formada por três núcleos distintos e montou uma estrutura projetada para 4 palcos. Estamos criando todos cenários desmontáveis para que haja uma troca rápida de cenas. Mesmo com a dificuldade de levantar fundos não paramos as construções e encontramos uma saída sustentável. Os membros do grupo fazem a coleta seletiva e transformamos esses materiais descartados em cenários. Isso diminui o custo do projeto e torna-o também um espetáculo verde.

banneroficial01
Banner oficial  

AS – É preciso espaço para colocar a mão na massa. Onde estão sendo montado os painéis? Como eles chegarão até o local do espetáculo?

PF – Ao longo da história da AJAX, adquirimos muitos parceiros importantes para nossa sobrevivência. Um deles é a Rede Salesiana de Ensino. Graças a essa parceria, a AJAX ganhou um endereço próprio localizado no Oratório Dom Bosco. Todo o centro produtivo encontra-se lá. Todas estruturas serão transportadas por frete.

AS – Os ensaios acontecem no mesmo espaço? Ainda estão ensaiando? Quantas vezes se reúnem?

PF – A AJAX possui uma estrutura administrativa e um corpo diretório de nomeação livre do Presidente. Atualmente quem é responsável pela agenda do grupo e dos ensaios é a Direção de elenco e vice-diretora da instituição, Rayanne Lívia. Durante o mês de janeiro (férias) o elenco se reuniu cinco vezes na semana. Depois desse período os ensaios passaram a ser aos sábados e domingos. Ainda estamos ensaiando bastante. A Paixão de Cristo é um espetáculo com um nível de detalhe altíssimo e merece o máximo de dedicação dos atores.

ra
Rayanne Lívia é vice-diretora da AJAX e uma das responsáveis pelos ensaios
do grupo. Foto: Epifania Audiovisual

AS – Por que Renato Queiroga foi escolhido para vestir o papel de Jesus?

PF – Flávio foi uma escolha pessoal minha. Tomei essa decisão primeiramente pelo talento e comprometimento dele. É um ator que estuda teatro, entendeu a proposta montada para o personagem de Jesus e está honrando esse papel brilhantemente. Vocês verão em palco um Jesus sereno, pacífico e com uma paz contagiosa.

AS – Como aconteceu a seleção do atores para cada personagem?

PF – O primeiro passo foi o de nomeação das direções e dos núcleos. Direção de arte e seus núcleos, Direção de elenco, Direção de dança e movimento, etc. Depois disso foi lançado um edital de pré-inscrição no site da AJAX. Alguns atores foram convidados pessoalmente, como foi o caso de Flávio Queiroga. Em sequência, foi agendado três sábados de testes com escolha livre dos atores. O mesmo ator poderia fazer teste para quantos personagens tivesse interesse. No fim desse período a lista de atores e seus respectivos personagens foram lançadas no site.

joao
Banners destacando outros atores também foram divulgados pela AJAX

AS – Recife não terá sua sessão esse ano. Como vocês receberam essa lamentável notícia?

PF – Com tristeza e revolta. A Paixão do Recife é lendária, assim como o seu diretor. Esse cancelamento é reflexo direto da falta de importância que é posta sobre a cultura do Estado. A falta de apoio tanto privado quanto público é justificado pelo momento de crise financeira e política que o País vive. Escutamos diversas vezes que Saúde e Educação é prioridade no momento. Isso está errado. Saúde e Educação é tão importante quanto a Cultura. Não é certo tirar de um setor para colocar em outro. Cada um no seu quadrado. Um povo sem cultura é incapaz de fazer revolução. A AJAX hoje, é uma revolução cultural.

AS – Em sua opinião, quais são os principais prejuízos adquiridos com a ausência de uma peça tão tradicional como a Paixão de Cristo do Recife?

PF – Cultura e educação estão diretamente ligadas. Quando perdemos espetáculos como esse, perdemos a oportunidade de educar culturalmente as pessoas. Aqui em Pernambuco mais especificamente em Jaboatão, as pessoas não tem o costume de ir ao teatro, de ir ao circo ou de prestigiar movimentos culturais. E isso está diretamente ligado com a falta de investimento e incentivo à essa prática. A falta de um espetáculo como a Paixão de Cristo é o início do definhamento cultural de um povo.

box
AS – Agradeço sua participação aqui no Blog e desde já desejo muito sucesso para  Paixão de Cristo de Jaboatão Centro. Gostaria de comentar algo que não abordamos em nosso papo? 

PF – Agradeço em nome de todos os membros da AJAX pela oportunidade de expormos nossas ideias, nossos projetos e nossos sonhos. Nossa missão é resgatar a autoestima do povo jaboatonense, e é de plataformas como o seu Blog que precisamos para disseminar a ideologia AJAXIANA. Obrigado!


Entrevista Flávio Queiroga 


f
Flávio Queiroga / Foto: Epifania Audiovisual

Andros Silva – Quem é Flávio Queiroga? 

Flávio Queiroga – Sou um Designer, amante da arte como um todo e estou na estrada para me tornar um ótimo ator, quem sabe? Espero conseguir esse prêmio para mim. Adoro está sempre aprendendo a cada dia com as pessoas ao meu redor e sempre tento aproveitá-las ao máximo!

AS – Serão três noites de apresentações. Como está se preparando para encenação?

FQ – Está sendo muita correria, e eu estou amando tudo! Certamente há uma pressão por ser um espetáculo grande e que as pessoas amam e conhecem bem, mas espero dar o meu melhor para surpreendê-las. Estamos ensaiando bastante e deixando tudo amarradinho e quem sabe trazendo algumas surpresas.

fllAS – Algum ator ou atriz te inspira?

FQ – De tantos, Marco Nanini com certeza. É incrível ver como ele consegue fazer vários personagens diferentes tão bem e ele tem uma bela bagagem de trabalhos realizados. Fernanda Montenegro é uma das minhas favoritas também e não poderia deixar de citar o quanto ela é incrível em seus trabalhos!

AS – Esse é seu primeiro trabalho com a equipe?  Já participou de alguma outra peça?

FQ – Sim esse é o meu primeiro trabalho com a AJAX que eu amo muito. Admiro o trabalho dessa galera porque eles são muito guerreiros e me inspiram bastante. Já participei de algumas peças como ‘Amor em Pedaços’, ‘Lisístrata’ e algumas montagens para Escola de Teatro João Pernambuco, mas nada que esperasse um público tão devoto quanto o da Paixão de Cristo.

AS – O cabelo longo já fazia parte do seu visual ou conservou exclusivamente para peça?

FQ – Por incrível que possa parecer eu nunca havia cogitado fazer o papel de Jesus na minha vida! Apenas deixei o cabelo crescer por um tempo e as pessoas começaram a comentar em minhas fotos e a me chamarem de Jesus (risos). Então um dia eu recebi o contato de Pedro (Faustinus) me chamando para interpretá-lo e a resposta não poderia ser outra. Aceitei na hora!

flavio
Foto: Epifania Audiovisual

AS – É difícil dublar a própria voz? 

FQ – Nossa, sim! É muito difícil para mim. Porque pessoalmente nunca fico satisfeito com minha voz e sou meio perfeccionista então eu fico pedindo para regravar diversas vezes até ficar satisfeito. Como é a primeira vez que estamos com esse espetáculo sempre vamos fazendo ajustes e ensaiando para ver se está tudo perfeito, mas já estamos finalizando o processo. Aperreio muito Lívia e Rebeca que são responsáveis por essa parte.

box2
AS – Para encerrar, qual a mensagem que nosso Jesus deixa para os leitores do Blog do Andros?

FQ – O que eu desejo a todos é muito amor! Que as pessoas escutem e reflitam mais antes de tomar certas decisões e que todos trabalhem para o ganho coletivo porque em meio aos tempos de tormenta como citamos na Paixão, só o amor pode nos inspirar a seguir em frente e nos fortalecer juntos. Também não posso deixar de agradecer a atenção do Blog do Andros a esse espetáculo que estamos amando muito em todo o processo. Desejamos trazer algo realmente lindo para inspirar a todos que vão nos prestigiar, esperamos por você lá também! Muito obrigado!

Por Andros Silva / Fotos Epifania Audiovisual

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s